Doces, você sabe como vencer a compulsão?

Compulsão por doces

Compulsão por doces

Controlar o desejo de comer doces não é fácil. Principalmente quando se está na TPM. Muitas mulheres sofrem deste mal quando estão neste período. Porém, existem algumas maneiras que ajudam a controlar este desejo insaciável que vem junto do período menstrual.

A necessidade por alimentos açucarados refere-se a muitos fatores e grande parte deles relaciona-se à fisiologia do cérebro. Especialistas dizem que a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, é aumentada pelo triptofano. Quando os níveis de serotonina baixam, o cérebro manda um alerta provocando o desejo de comer um chocolatinho. A depressão pode ser também um dos fatores que influenciam no aumento do desejo.

Os doces são muito consumidos por pessoas que passam longos períodos de jejum, já que precisam de uma alimentação que reponha a energia rapidamente. Há quem diga que as mulheres sentem mais desejo por esses alimentos que os homens. Provavelmente, no período em que as mulheres estão de TPM, existe uma queda hormonal, diretamente ligada aos neurotransmissores cerebrais.

Dicas para controlar o desejo por doces

Algumas maneiras de controlar os desejos por doces são:

  1. Não passar longos períodos sem comer, a probabilidade de tentar compensar em um doce é grande;
  2. Fazer as refeições nos horários corretos;
  3. Tentar não armazenar doces e biscoitos;
  4. Diminuir a quantidade de ingestão de açúcar durante a semana e, se a vontade persistir, tente contorná-la comendo barras de cereais ou frutas.

Outra maneira interessante pode ser a tentativa de ingerir vegetais, que acabam diminuindo a vontade de comer doces. Para os não diabéticos, comer compotas de frutas ou outros docinhos sem gordura pode ser uma opção.

Além de todas essas mudanças em sua rotina, consulte um médico nutrólogo, ele poderá orientar você de forma completa, inclusive, avaliar se você está com alguma carência nutricional e facilitar o processo de deixar o consumo excessivo de alimentos açucarados. 😉