Jejuns e dietas mirabolantes: riscos à saúde

Jejuns e dietas mirabolantes: riscos à saúde

Há algum tempo, publicamos uma matéria com dicas para emagrecer sem recorrer a dietas mirabolantes. Na época, recebemos muitos comentários, por isso decidimos que o tema merece ser aprofundado falando especialmente sobre alimentação. Se você não leu o post anterior, clique aqui.

O problema é que, apesar das dicas, muitas pessoas ainda mantêm comportamentos radicais para conquistar um corpo esbelto, apostando em dietas extremas ou jejum prolongado. E o resultado é a saúde em risco por falta ou excesso de alguns nutrientes. Dietas sem orientação médica deixam o organismo mais suscetível a doenças por deficiência ou excesso no consumo de minerais. Em déficit vitamínico, o corpo fica em estado de fadiga.

Algumas das consequências mais comuns dos regimes radicais são: tonturas, fraqueza, anemia, queda de cabelo, irritabilidade e desmaios. Arritmias cardíacas e lesões neurológicas, como perda de memória, também podem ocorrer, assim como transtornos alimentares (anorexia, bulimia, compulsão e ortorexia).

Pessoas com esses transtornos buscam uma imagem de beleza inatingível e, mesmo aqueles que estão na faixa ou abaixo do peso ideal, se sentem gordos. Esses transtornos devem ser tratados por equipe multidisciplinar, incluindo médicos, psicólogos e nutricionistas.

O tratamento para emagrecimento deve ser de médio em longo prazo. Um programa de reeducação alimentar, levando em conta o estilo de vida e as preferências da pessoa é fundamental. Com um regime que se adapte ao organismo da pessoa, ela perderá peso sem perder a saúde.

Emagrecer não pode virar uma doença, pense nisso!

O que faz bem para emagrecer

– Seja numa dieta hipo ou hipercalórica, deve-se consumir fontes de vitaminas e minerais para o organismo funcionar bem;

– Consuma frutas, verduras e legumes, grãos e cereais integrais (aveia, centeio, gérmen de trigo, granola), leite e derivados;

– Opte por carnes magras, peixes e frutos do mar. Prepare-os assados, grelhados e, no caso de carne de aves, retire a pele e a gordura;

– A alimentação diária deve ser dividida em três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e lanches leves intermediários, sempre em horários regulares. O ideal é alimentar-se a cada três horas;

– Comece as refeições pela salada crua, que reduz a sensação de fome;

– Alterne os legumes cozidos com os legumes crus;

– Pratique exercícios físicos para acelerar a sua queima de gordura e não deixe de controlar seu peso regularmente.

O que não faz bem para emagrecer

– Alimentos fritos;

– Grande consumo de sal e açúcar;

– Queijos amarelos (queijo prato, provolone, muçarela). Prefira os queijos magros (ricota, queijo branco);

– Consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces. Invista em sucos naturais e opte por frutas frescas em vez de doces.