Harmonize sua casa para ser mais feliz

harmonize sua casa para ser mais feliz

Conscientemente ou não, usamos nossos lares como aliados para a concretização dos nossos sonhos, das nossas verdades, da nossa vida. O fato é que quando mexemos na casa mexemos também em nós, como apontam especialistas.

Abrir as janelas da casa pode carregar um significado simbólico como “abrir as janelas da alma, como um agradecimento por respirar e existir”.  Já limpar a casa também pode significar reorganizar a vida, tirando os mofos e as sujeiras emocionais.

Trazer pessoas novas, objetos e flores, também pode significar abertura para o novo para o outro, para a capacidade de crescer e evoluir.

Por isso, todo cuidado é pouco com o lugar onde vivemos. Confira abaixo algumas dicas simples que o Viva Sem Menstruar preparou para colocar em prática em seu lar e deixá-lo mais harmonizado.

Jogue fora o que não serve mais – Nossa primeira preocupação deve ser deixar nossa casa livre de tralhas, ou seja, nos desapegar do passado e abrir espaço para o novo e para que o futuro se manifeste em nosso presente. Siga as regras do “destralhamento”, uma técnica simples e eficaz para deixar o ambiente mais clean. Escolha uma gaveta, uma área do guarda-roupas ou um quarto da casa. Pegue cada objeto daquela área e se pergunte: “eu uso isso?”. Se a resposta for “sim”, guarde de volta aquele objeto, mesmo que você use apenas no inverno ou nas férias.

Se a resposta for “não”, então faça uma segunda pergunta: “eu amo esse objeto?”. Caso sim, mantenha o objeto. Pode ser uma lembrança de alguém ou um momento querido, pode ser um objeto que tenha algum valor pessoal importante isso dá forças para nos lembrarmos de quem somos. Mas se a resposta a esta segunda pergunta também for “não”, seja impiedosa. Jogue fora, dê imediatamente para alguém que precise ou venda sem demora.

Não deixe que pensamentos do tipo “mas eu posso precisar um dia”, ou “mas eu já guardo isso há tanto tempo para o dia em que…” tomem a dianteira.

Incorpore lembranças afetivas na decoração – Busque colocar em sua casa o máximo de objetos que contem histórias importantes da sua vida. Fotos do seu casamento, dos seus filhos ainda bebês, fotos suas enquanto adolescente, presentes dados por pessoas queridas e assim por diante. Tire estes elementos do armário e das gavetas e coloque para o lado de fora, pois somente assim eles poderão lembrar quem você realmente é, e lhe ajudar a seguir seu caminho.

A casa repleta de boas energias – Experimente harmonizar as energias da sua casa. O ideal é contratar um especialista, mas você pode começar fazendo a limpeza sozinho.

Pegue um litro de álcool e coloque um pouco de ervas, como hortelã, lavanda e outras que você goste. Deixe ali por um dia e depois borrife pela casa.

Vale lembrar que o spray não deve ser aspergido na direção de móveis ou quadros, pois pode manchar os objetos. Para amenizar essa tendência, dilua um pouco da mistura em água, ou coloque na água que será usada para passar no chão. Isto deverá manter sua casa com um mínimo de equilíbrio, para que você possa seguir livre e feliz pela vida.