Conquiste seu primeiro emprego após a formatura


Falta pouco para você ingressar no mercado de trabalho, e a ansiedade normalmente começa a tomar conta. Separamos algumas dicas para você encontrar seu emprego

É grande a ansiedade para todo mundo que está terminando a faculdade e finalmente vai poder entrar de corpo e alma no mundo profissional. Os primeiros passos na carreira escolhida, os salários e benefícios, as oportunidades de fazer novos contatos, viagens etc. O problema é que nenhum emprego cai do céu, muito menos o primeiro.

Para te ajudar nesta etapa, separamos a seguir algumas dicas.

Pense na carreira que deseja seguir
O curso universitário escolhido te prepara rumo a uma profissão, e a partir de agora você tem um leque de caminhos a seguir. Isso implica no perfil das empresas e dos cargos que você irá procurar. Ter este caminho bem definido vai te ajudar a filtrar as oportunidades e começar a desenvolver sua carreira em locais e cargos que têm a ver com você.

Valorize os estágios
Fazer estágios é muito importante para te ambientar na profissão e construir uma rede dedicada de contatos. Se você está estagiando nos últimos anos da faculdade, seja um estagiário dedicado e interessado.

Considere os programas de “trainee”
Pesquise e se candidate aos programas de “trainee”. Eles são ideias para os recém-formados, que não podem mais concorrer a vagas de estágio, vivenciarem o cotidiano das empresas e da nova profissão.

Monte um currículo claro e objetivo
O currículo é sem primeiro cartão de visitas, uma verdadeira peça de marketing capaz de abrir portas e deixar as pessoas interessados em conhecê-lo. Portanto, não caia na armadilha dos exageros. Relate de forma organizada e concisa suas aptidões, cursos e trabalhos executados, com as respectivas datas. Exagerar nas descrições deixa o currículo pouco interessante, cansativo.

Treine para as entrevistas
Após seu currículo agradar, você será chamada para a entrevista. É o momento de deixar o nervosismo de lado, ser cordial, mostrar estar bem informada e decidida a respeito da carreira. Para driblar o nervosismo e a inexperiência, pratique em casa! Peça para um familiar, amiga ou namorado fazer o papel do entrevistador e mande ver. Quanto ao visual, escolha uma roupa elegante para o ambiente corporativo (se for esta a sua área), mas sem exageros na maquiagem e adereços.

Faça contatos
Construir uma boa base de “networking” é fundamental para todo profissional, e não é diferente para os recém-formados. Para construir uma boa base de contatos referentes à sua profissão e carreira, frequente encontros, cursos, feiras, palestras, exposições… Deixe a timidez de lado e se apresente aos profissionais que podem vir a contratá-lo ou indicá-lo. Porém, o mesmo vale para amigos e colegas. Deixe claro a todos que você está procurando uma colocação profissional e os questione regularmente sobre eventuais novidades.

Não pare de estudar
A faculdade é um passo decisivo, mas não o único rumo a uma carreira recompensadora. É preciso obter conhecimento constantemente, se mostrar atualizada e capacitada para as inovações do mercado e do mundo em geral. Cursos de pós-graduação, mestrado e idiomas são muito bem-vindos. Considere, inclusive, um intercâmbio para o exterior.

Conhecimento é tudo
Além dos conhecimentos técnicos e teóricos sobre sua profissão, não abra mão dos conhecimentos gerais e culturais. Navegar por sites de notícias, ler jornais e revistas, ir ao cinema e viajar são hábitos que vão te ajudar a ser uma profissional mais completa e preparada.

Mais dicas para seu sucesso profissional? Selecionamos as melhores aqui!