Conheça o ‘gene do emagrecimento’

A dieta que ativa o gene do emagrecimento é baseada no consumo de alimentos conhecidos como ‘sirtfoods’. Você sabe quais são eles?

Você já deve ter ouvido falar no (ou nos) gene(s) do emagrecimento. Trata-se de um dos assuntos mais comentados do momento quando se buscam novos e revolucionários métodos para perder peso. Mas o que exatamente são estes genes do emagrecimento?

Presentes no nosso DNA, os genes determinam, por exemplo, nossa aparência e o funcionamento do nosso organismo. Uma destas características é  o metabolismo (reações químicas em nosso corpo que ocorrem quando respiramos, nos alimentamos e produzimos novas moléculas).

Otimizar o metabolismo facilita o emagrecimento. É então que entra em cena um gene conhecido como “Sirt”, que é responsável por fabricar uma enzima capaz de acelerar o metabolismo (aliás, todo o metabolismo depende de enzimas). No caso da dieta do “gene do emagrecimento” a enzima mais comentada é conhecida como “sirtuína”. Foi descoberto que, por meio do consumo de alguns alimentos, além da prática de atividade física e do jejum, é possível ativar a sirtuína e otimizar o metabolismo, levando ao emagrecimento.

Os alimentos capazes de repor e/ou estimular a sirtuína são conhecidos como “sirtfoods”. Antes de prosseguirmos, que tal conhecê-los? São eles:
– limão

– vinho tinto

– frutas vermelhas (morango, cereja, framboesa)

– nozes

– café

– cebola roxa

– rúcula

– chocolate amargo

– maçã

Outro benefício da sirtuína, segundo especialistas, é eliminar a gordura branca (ou gordura ruim) presente no nosso organismo, e ainda inibir e perda de massa muscular.

As “sirtfoods” podem ser combinadas entre si ou inseridas em receitas que garantam alimentos de outros grupos nutricionais fundamentais, como as proteínas, as vitaminas e os carboidratos.

O suco verde é uma destas receitas e tem sido muito consumido. Ele leva couve, rúcula, salsa, salsão, maçã verde, limão e matcha (chá verde em pó ou moído). Para comer, que tal um peito de frango com couve, tomate e cebola – temperado com gengibre, pimenta, açafrão, tomate e limão? Hummm!!

Há quem afirme que é possível eliminar até 7kg em 21 dias por meio de uma dieta rica em “sirtfoods”. Porém, é preciso acompanhamento médico ou de um nutricionista, já que para ativar a sirtuína também é preciso intercalar a dieta com períodos de jejum. Portanto, nada de tentar sozinha!

Se você é daquelas que não resiste a um docinho, esse texto é para você!