Atividade física: qual combina mais com você?

atividade física que mais combina com você

Para se entregar de cabeça, corpo e alma a uma rotina de exercícios, é fundamental definir qual atividade física se encaixam melhor com você

Todo mundo sabe que praticar uma atividade física é medida essencial para nossa saúde e bem-estar (do corpo e da mente). Mas isso não significa que você deva se sentir culpada caso simplesmente não se identifique com aquelas pessoas correndo nos parques ou pedalando nas ciclovias. Se nós respeitamos nossos gostos e aptidões na hora de escolher um prato no restaurante ou uma série na TV, o mesmo vale para a atividade física. Precisamos primeiro descobrir a que melhor se encaixa em nosso perfil para depois nos entregarmos de corpo e alma!

Além do mais, a escolha errada vai apenas perpetuar o sentimento de culpa por viver faltando à atividade, seja por dormir até mais tarde ou por ter preguiça de se exercitar após o trabalho. Para complicar, a todo momento surgem novidades e modismos no mundo “fitness”, e muitos profissionais parecem mais preocupados em nos convencer a aderir a diversas modalidades do que em nos treinar de fato, com seriedade.

Professores de Educação Física, fisioterapeutas e médicos especializados são os profissionais mais indicados para te ajudar nesta escolha. Porém, você própria pode ir se ajudando. Basta refletir sobre os tipos de atividades e ambientes que te agradam e vice-versa.

As atividades aeróbias são aquelas que exigem muita movimentação e fôlego e são indicadas para restituir e manter um bom condicionamento físico. Os melhores exemplos são: caminhada, corrida, bicicleta, natação e as modalidades de dança. Todas devem ser praticadas por pelo menos 30 minutos para que nosso corpo sinta os efeitos positivos.

Já as atividades anaeróbias têm como principal objetivo desenvolver e definir a musculatura. As mais praticadas, são: musculação, pilates, ginástica localizada e ginástica funcional.

Há ainda as atividades de alongamento, que colaboram para promover a elasticidade muscular e a boa postura, além de ajudar bastante no equilíbrio emocional. São elas: yoga, alongamento convencional e tai chi.

Você também deve levar em consideração suas preferências a respeito de ter ou não muitas companhias e do ambiente. Pessoas mais sociáveis tendem a se dar melhor em atividades em grupo e nas academias. Já as mais introvertidas podem preferir atividades mais solitárias, em ambientes livres de grandes aglomerações.

Por fim, tenha também em mente que é importante variar as atividades, especialmente se o seu objetivo é adquirir uma plena forma física e ajudar de verdade o corpo e a mente. Portanto, mesmo que sua atividade preferida seja aeróbia, não se esqueça de intercalar alguns dias com atividades anaeróbias e alongamento! Um bom profissional vai saber dosar todas as atividades para você. Experimente, vale a pena!