Acelere seu metabolismo

suco de laranja acelera o metabolismo

O metabolismo é um conjunto de reações químicas responsáveis por várias funções fisiológicas básicas. Ele varia de pessoa para pessoa, porque parte dele é geneticamente determinado. Mas ainda assim algumas atitudes podem ajudar a acelerá-lo.

Para manter o metabolismo em alta é necessário:

– beber bastante água (ela ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos);

– não ficar sem comer por mais de quatro horas;

– deixar o doce para a sobremesa;

– começar as refeições por legumes e verduras (eles ajudam a saciar);

– colocar na dieta pequenas porções de frutas secas.

Para a lista ficar mais completa inclua a prática de atividades físicas com regularidade e não pule as refeições. O organismo entende que está passando por um período de escassez e, por isso, começa a guardar o que é ingerido. O metabolismo, dessa forma, fica mais lento e a pessoa não emagrece.

Para ajudar o metabolismo, inclua na dieta alimentos conhecidos como termogênicos, que geram um gasto maior de energia. A pimenta vermelha é um bom exemplo. Ela aumenta a circulação e a temperatura corporal e é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Consumi-la pode aumentar em até 20% a atividade metabólica.

Alguns alimentos que aceleram o metabolismo

Óleo de coco: 1/2 colher de sopa ao dia
Frutas cítricas: 1 a 2 unidades ao dia
Azeite de oliva extra-virgem: 1 a 2 colheres de sopa ao dia
Vinagre de maçã: 1 colher de chá ao dia, sobre a comida
Algas: 1 folha, 2 vezes por semana, adicionada aos alimentos
Cacau em pó: 30g por dia, misturado ao leite ou nas frutas
Brócolis: 1 xícara de chá por dia
Peixe: 100g a 150g, de 2 a 3 vezes por semana
Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher de café por dia adicionada à comida
Alecrim: uma colher de sobremesa por dia, adicionado aos alimentos
Chá de hibisco: de 2 a 3 xícaras consumidas ao longo do dia
Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres de sopa por dia no iogurte ou com frutas
Canela: 1 colher de chá ao dia, adicionada às frutas ou chás
Chá verde: de 2 a 4 xícaras consumidas ao longo do dia
Chocolate amargo: 1 quadradinho por dia
gengibre: 1 colher de café por dia de gengibre cru ralado ou em pó. Consuma com alimentos ou sucos
Café: café feito na hora, 1 xícara antes dos exercícios
Pimenta vermelha: uma pitada (3g) por dia, no molho ou na comida.